Palestrantes

Izabella Teixeira

Palestra Magna

Tema: "Desafios da Política Ambiental e Construção Sustentável" Lançamento da publicação "Aspectos da Construção Sustentável no Brasil e Promoção de Políticas Públicas", uma parceria entre Ministério do Meio Ambiente, PNUMA e CBCS.

Izabella Mônica Vieira Teixeira é a ministra do Meio Ambiente do Brasil. Antes de assumir o Ministério, era a secretária-executiva do próprio Ministério do Meio Ambiente.
Funcionária contratada do IBAMA desde 1985, exerceu cargos de direção no Instituto, bem como no MMA e no Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Exerceu a condução e a gerência executiva de projetos e programas ambientais de cooperação internacional (PPG-7, PNMA, PDBG, PMACI, dentre outros). É professora de MBA e de cursos ambientais em diferentes universidades e é especialista em avaliação ambiental estratégica. Foi subsecretária da Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro de 2007 a 2008 e secretária-executiva do MMA de 2008 a 2010

Ney Maranhão

Palestra Magna

Tema: "Desafios da Política Ambiental e Construção Sustentável" Lançamento da publicação "Aspectos da Construção Sustentável no Brasil e Promoção de Políticas Públicas", uma parceria entre Ministério do Meio Ambiente, PNUMA e CBCS.

Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Ministério do Meio Ambiente
B.Sc. em Geologia, Instituto de geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ(1967)
Especialista em Mecânica das Rochas, pelo Laboratório nacional de Engenharia Civil de Lisboa, Portugal (1973)
Curso de Especialização em Psicopedagogia, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro (2003)
D. Sc. Em Engenharia Civil (Recursos Hídricos), pela COPPE/UFRJ (2007)
Mais de 30 anos de experiência com projetos de engenharia de obras subterrâneas, estudos geológico-geotécnicos, inventários hidrelétricos de bacias hidrográficas e estudos de viabilidade de aproveitamentos hidráulicos e usinas hidrelétricas. Atuou por 21 anos naInternacional de Engenharia S. A. onde chegou a Chefe do Departamento de Engenharia Civil. Foi diretor de Infra-estrutura e Meio Ambiente da ICF Kaiser Ltda. e consultor de vários estudos e planos de desenvolvimento de recursos hídricos.
Na Agência Nacional de Águas foi Superintendente Adjunto (2006-2009) e, em seguida Superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos (Janeiro 2010-Abril2013) onde liderou a elaboração de Planos de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas e a elaboração do Relatório de Conjuntura dos recursos Hídricos, publicação anual da ANA sobre o estado das águas doces do país.
Desde Abril de 2013 é o Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, que tem entre suas competências a concepção e a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Gestão Ambiental Urbana, o Zoneamento Econômico-Ecológico e as questões envolvendo segurança química.

Vera Hachich

Sessão 1 - Tema: Mecanismos para Aprimorar o Desempenho das Construções Brasileiras, seus Sistemas e Instalações

Moderador Sessão 1

Conselheira e coordenadora do Comitê Temático Materiais do CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. Engenheira Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; mestre em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e Doutora em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atuou como pesquisadora do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Relatora da parte 6 da NBR 15.575, atua nas áreas de engenharia da qualidade, avaliação de desempenho de materiais, componentes e sistemas construtivos tradicionais e inovadores, gestão de programas setoriais da qualidade, tecnologia de produtos, sustentabilidade na construção civil, durabilidade e normalização de componentes e sistemas construtivos na Tesis Tecnologia e Qualidade de Sistemas em Engenharia.

Carlos Borges

Sessão 1 - Tema: Mecanismos para Aprimorar o Desempenho das Construções Brasileiras, seus Sistemas e Instalações

Tema: Experiência das construtoras com adoção da Norma de Desempenho

Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado
Diretor Técnico da Construtora TARJAB desde 1983
Pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas
MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing
Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica – USP
Membro do Conselho Consultivo Sinduscon/SP
Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do Secovi-SP
Profº do MBA e da Universidade Secovi

Vanderley M. John

Sessão 1 - Tema: Mecanismos para Aprimorar o Desempenho das Construções Brasileiras, seus Sistemas e Instalações

Tema: Avaliação do Ciclo de Vida Modular como ferramenta de decisão

Conselheiro e coordenador do Comitê Temático Materiais do CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. Engenheiro Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado no Royal Institute of Technology da Suécia . Membro do comitê assessor de engenharia civil do CNPQ. Professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e membro da coordenação das Engenharias da FAPESP. Foi membro da diretoria executiva da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído e diretor do CB2 da ABNT.  

Simone Cristina Ormieres

Sessão 1 - Tema: Mecanismos para Aprimorar o Desempenho das Construções Brasileiras, seus Sistemas e Instalações

Tema: A atuação da Caixa Econômica Federal na adoção da Norma de Desempenho

Graduação: Engenharia Civil pela UFPR
Especialista: Gestão Ambiental Gerenciamento de Obras
Ocupação:  Gerente Executiva da área de Qualidade, Inovações e desempenho
Gerência Nacional de Padronização e Normas Técnicas da Construção Civil
Caixa Econômica Federal

Fernando Tabet

Sessão 2 - Tema: Gestão de riscos e oportunidades na cadeia de suprimentos e no mercado imobiliário

Mediador Sessão 2

Advogado formado pela PUC‐SP . Especialista em Direito Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública e Faculdade de Direito da USP . Especialista em Direito Processual Civil pela Direito GV . Mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da USP. Cursou ainda Proteção Ambiental pela Universidade de Konstanz, na Alemanha, Direito Internacional Público e Privado pela Academia de Direito Internacional de Haia, nos Países Baixos , e Direito Comunitário Ambiental pelo King’s College - Universidade de Londres. Ampla experiência como assessor jurídico de grandes empresas na realização de auditorias ambientais em operações de fusões e aquisições e transações financeiras e imobiliárias, principalmente no setor de energia e industrial. Prática de assessoria jurídica a empresas na implantação e manutenção de Sistemas de Gestão Ambiental e em processos de certificação pela norma ISO 14001. Expertise em complexos litígios envolvendo áreas contaminadas, áreas especialmente protegidas, gerenciamento de resíduos e licenciamento ambiental. Expertise na modelagem jurídica de projetos no contexto do mercado de carbono.

Dan Epstein

Sessão 2 - Tema: Gestão de riscos e oportunidades na cadeia de suprimentos e no mercado imobiliário

Tema: Experiência internacional em gerenciamento de riscos na cadeia de suprimentos, desafios e oportunidades

Diretor de Sustentabilidade na Useful Simple Projects
Dan tem mais de 30 anos de experiência na regeneração e planejamento urbano sustentável. Antes de fundar a “Useful Simple Projects”, Dan era chefe de Desenvolvimento Sustentável e de Regeneração da Autoridade Olimpica de Londres 2012. Anteriormente, foi conselheiro de política e estratégia de desenvolvimento da “English Partnerships”, agência britânica de regeneração da terra, onde liderou projetos em desenvolvimento de carbono zero para novas comunidades de até 10 mil casas. Dan também liderou o processo de planejamento para Ashford, em Kent, dobrando o tamanho da cidade de 30 mil para 60 mil masas, através do investimento estratégico em infraestrutura, transportes, espaços verdes, melhoria de proteção contra inundações, habitação, infraestrutura social e um centro de desenvolvimento da cidade. Ao longo de sua carreira, Dan gerenciou grandes e complexos projetos envolvendo vários stakeholders.

Reginaldo Magalhães

Sessão 2 - Tema: Gestão de riscos e oportunidades na cadeia de suprimentos e no mercado imobiliário

Tema: Imagem corporativa, mercado e reputação de construtoras com responsabilidade pela cadeia de suprimentos

Diretor do Uniethos. Doutor e mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo. Possui educação executiva internacional em shared value, supply chain strategy, responsabilidade social, negócios inclusivos e engajamento de stakeholders. É professor de finanças sustentáveis na FGV Management São Paulo. Foi especialista da International Finance Corporation (World Bank Group) e realizou nos últimos 20 anos pesquisas e consultorias para governos, bancos, organizações sociais, instituições de pesquisa e instituições multilaterais. Foi consultor do PNUD, OIT, FAO e Sebrae.

Fabio Feldman

Sessão 3 - Tema: Gestão de Recursos Hídricos e Energéticos sob efeito das Mudanças do Clima

Mediador Sessão 3

Consultor, administrador de empresas e advogado.
Deputado federal por três mandatos consecutivos.
Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo entre 1995 e 1998.
Autor de parte da legislação ambiental brasileira, como o capítulo de meio ambiente da Constituição Federal, a Política Nacional de Educação Ambiental, a Lei de Acesso Público aos Dados e Informações Ambientais, e relator da Política Nacional de Recursos Hídricos, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica.
Tem participado de inúmeras organizações da sociedade civil, tanto nacionais, quanto internacionais, desde o começo de sua vida profissional.
Em 2005 colaborou com a criação do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade, do qual é atualmente secretário-executivo.
Fundou e presidiu a SOS Mata Atlântica, a OIKOS, Funatura e Biodiversitas. Conselheiro na The Nature Conservancy Brasil, Amigos da Terra - Amazônia Brasileira. Ganhador de vários prêmios ambientais, como o Global 500 das Nações Unidas.

José Antonio Marengo Orsini

Sessão 3 - Tema: Gestão de Recursos Hídricos e Energéticos sob efeito das Mudanças do Clima

Tema: Mudanças de clima e o setor hidric0-energético: Impactos-Vulnerabilidade, Adaptação: Resultados do IPCC AR5 GT2

Pesquisador 1-A do CNPq. Jose A. Marengo possui graduação em Fisica y Meteorologia - Universidad Nacional Agraria (1981), mestrado em Ingenieria de Recursos de Agua y Tierra - Universidad Nacional Agraria (1987) em Lima, Peru e doutorado em Meteorologia - University of Wisconsin - Madison (1991) em EUA. Fez pos doutorado na NASA-GISS e Columbia University em Nova York e na Florida State University na Florida, EUA em modelagem climática. Foi coordenador cientifico da previsão climatica do CPTEC INPE. Foi pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É professor na pos graduação do INPE. È membro de vários painéis internacionais das Nacoes Unidas ( IPCC, WMO) e é membro de grupos de trabalho no Brasil e no exterior sobre mudanças de clima, e mudanças globais .

Monica Porto

Sessão 3 - Tema: Gestão de Recursos Hídricos e Energéticos sob efeito das Mudanças do Clima

Tema: Gerenciamento de água para cidades do futuro - escassez e reservação

Graduada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São, mestrado em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, doutorado em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Livre-Docente em Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Exerce ao cargo de Diretor Presidente da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica desde 2008.
Participa atualmente como membro do Advisory Committee for the World Water Quality Assessment, United Nations Environment Program – UNEP. É membro suplente do Conselho de Governadores do Conselho Mundial da Água, como representante da Universidade de São Paulo.

Sérgio R. Ayrimoraes Soares

Sessão 3 - Tema: Gestão de Recursos Hídricos e Energéticos sob efeito das Mudanças do Clima

Tema: Gestão de água no abastecimento de sistemas urbanos

Engenheiro Civil e Mestre em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Brasília. Desde 2003, especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas – ANA. Atualmente é Superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, cuja área é responsável pela elaboração e coordenação de planos de recursos hídricos; estudos hidrológicos; estudos de avaliação de qualidade da água e propostas de enquadramento; atualização do balanço hídrico e publicação do relatório de conjuntura dos recursos hídricos no Brasil; além de estudos setoriais com vistas a subsidiar o planejamento e a compatibilização dos usos múltiplos da água. Dentre esses estudos, destacam-se a conclusão do Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água e a elaboração do Atlas de Despoluição de Bacias Hidrográficas – Tratamento de Esgotos e do Plano Nacional de Segurança Hídrica.

Márcio Venício Pilar Alcântara

Sessão 3 - Tema: Gestão de Recursos Hídricos e Energéticos sob efeito das Mudanças do Clima

Tema: Estratégias para uma matriz elétrica nacional de baixo carbono e a experiência de implantação de Redes Inteligentes nas cidades brasileiras

Márcio Venício Pilar Alcântara é   Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia na ANEELe trabalhou como Engenheiro Eletricista da Companhia Energética de Goiás. É graduado em Engenharia Elétrica pela UFG. É Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela UNICAMP. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: Rede Inteligente (Smart Grid), Eficiência Energética, Distribuição de Energia Elétrica e Sistemas Inteligentes



Patrocinador Sênior










Patrocinador Pleno










Patrocinador Júnior

















APOIO INSTITUCIONAL

  







Apoio de Divulgação





Colaboração